A obra beneficiará cerca de 1 milhão de pessoas na Região Metropolitana de Teresina
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou, nesta segunda-feira (13), por videoconferência, a ordem de serviço para início das obras de duplicação da BR- 316/PI, que iniciam nesta terça-feira (14), executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com recursos de emendas do senador Elmano Férrer (Podemos).
“A gente vai começar a partir da assinatura dessa ordem de serviço, a fazer um resgate que é histórico. O presidente Bolsonaro está atento a essa dívida que o Governo Federal tem com o estado do Piauí, que é ter Teresina como a única capital que não tinha seus acessos duplicados. Uma realidade que começa a mudar a partir de agora,” destaca Freitas.
A duplicação será no trecho de Teresina a Demerval Lobão. O segmento, de 20,16 quilômetros de extensão, que passará por obras de adequação de capacidade, vai ligar Teresina ao município de Demerval Lobão, abrangendo ainda outros 20 municípios em sua área de influência.
“Lembrando que, para essa obra nós destinamos R$ 47 milhões de uma emenda extra, graças ao presidente Bolsonaro. E para minimizar os impactos da construção, ainda será feita uma pista paralela, dessa forma não haverá transtornos”, afirma o senador Elmano Férrer.
A rodovia é fundamental para o escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense, principalmente a soja, assim como de manufaturados e minerais. “As obras atendem à necessidade crescente de transporte de pessoas e mercadorias na região”, destacou o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.
INVESTIMENTO
Além da construção da ponte sobre o riacho Marimbas e o alargamento e restauração da ponte existente, alguns elementos estruturais serão incorporados com a duplicação da rodovia, como melhoramentos na travessia urbana no município de Demerval Lobão, pistas marginais nas travessias urbanas, dispositivos de drenagem e obras complementares, como implantação de passarelas de pedestres, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e proteção ambiental.
“O apoio da bancada federal do Piauí foi fundamental para que os empreendimentos pudessem tomar corpo e as entregas possam acontecer. É uma bancada que tem atuado com muito profissionalismo, com muita diligência, com muito esforço e isso tem feito com que a ação do Governo Federal em infraestrutura se materialize, se torne realidade e obras importantes, portanto, aconteçam”, declarou o ministro.
Confira na íntegra a videoconferência entre o Ministério da Infraestrutura e a bancada federal do Piauí.