INHUMA: Paróquia São José está se adequando a protocolos para receber fiéis no próximo dia 11

med

As organizações religiosas já estão realizando as celebrações de acordo com o Protocolo Geral e Específico, elaborado pela Sesapi, por meio da Divisa

As atividades religiosas passaram a ser liberadas para realizar celebrações presenciais desde segunda-feira (27/07). Para que a retomada fosse realizada de forma segura, as igrejas, templos e todas as organizações dessa categoria tiveram que seguir as exigências estabelecidas pelos órgãos de saúde e se adequarem à nova realidade para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Em Teresina e no interior do Piauí, as igrejas estão organizando as celebrações de acordo com o Protocolo Geral e Específico, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa).

De acordo com o protocolo específico para as igrejas, uma das medidas que devem ser adotadas diz respeito à lotação máxima autorizada, que será de 30% da capacidade. “Esse limite deve considerar pessoas sentadas, respeitando-se o distanciamento de dois metros entre os frequentadores”, lembrou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

Em Inhuma, a Paróquia São José vêm se adequando para receber a comunidade católica com segurança. A reabertura está se dando de maneira gradual, desde as comunidades, à igreja Matriz, do seguinte modo:

DIA 27/07 = Comunidades Santa Luzia, Aceiros, Atrás de Boa Esperança, Cocos, Barrocão e Morro Vermelho.

DIA 02/08 = Comunidades Angical, Baixas dos Potes, Jabuti, Malhada, Buriti Comprido, Sossego, Retiro, Vereda, Atrás da Serra e Magro.

DIA 09/08 = Comunidades Baixas do Maranhão, Recanto do Prato, Curral Velho, Sta. Paula, Araxás, Maracaí, Alegrete e Roque.

DIA 11/08 = Comunidades Cupins, Saquinho, Benuá, Forte e Matriz.

“‘Que alegria quando vi que me disseram, vamos a casa do Senhor’. E é nessa alegria que estamos reabrindo as portas de nossas igrejas para as celebrações litúrgicas com o povo. Mas para que isso aconteça, é necessário que observemos as orientações exigidas para evitar a propagação do vírus”, segundo o Pároco Antônio Marcos.

Ele deixou claro ainda: “Relembramos o distanciamento de 2 metros entre os fiéis, onde este será o ponto crucial para o nosso retorno, pois a partir dele teremos então a quantidade de pessoais que poderão permanecer nas nossas igrejas e capelas para celebrações. Outros pontos importantes são o uso obrigatório da máscara, a higienização das mãos (álcool gel disponível em todos os pontos principais do ambiente), o dízimo deverá ser feito na chegada à igreja e antes da higienização das mãos, menores de 12 anos e maiores de 60 anos não poderão participar das celebrações e, em caso de algum sintoma, tenha compreensão e fique em casa!”.

Padre Antônio Marcos / Foto: Arquivo InhaúmaTV.

Os protocolos específicos completos para as igrejas e outras atividades que já retomaram seus funcionamentos estão disponíveis no site da Vigilância Sanitária (www.saude.pi.gov.br/divisa).

Matéria e Imagens: Guilherme Gonçalves.
Pesquisa: Governo do Estado (Assessoria de Comunicação).
Facebook
WhatsApp