INHUMA: Paróquia São José concede sacramento da Crisma a 90 jovens e adultos em duas celebrações, neste último final de semana

CAPA
Seguindo os protocolos de saúde, as celebrações contaram apenas com a participação dos catequistas, celebrantes e padrinhos

Conhecido como Crisma ou Confirmação, este sacramento completa o batismo, onde os leigos, que passaram por um período de preparação, recebem o dom do Espírito Santo e tornam-se membros legítimos e responsáveis da Igreja Católica.

Após um ano de formação espiritual, sendo boa parte virtual por conta da pandemia, 90 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma na Paróquia São José nos dias 24 e 25 de outubro, sendo 44 pessoas no primeiro dia e 46 no segundo.

A cerimônia, reservada apenas aos crismandos, padrinhos e a equipe de liturgia, foi presidida pelo Pe. Evandro Barros, da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Teresina-PI), que representou o atual bispo arquidiocesano Dom Jacinto Brito. Em sua homilia, ele incentivou a firmeza na missão e proferiu uma mensagem de coragem, perseverança e amor aos crismados.

“Para mim é uma alegria está aqui nessa comunidade de fé. O sacramento da Crisma é o sacramento da maturidade cristã. É a confirmação do santo batismo, onde agora eles têm a oportunidade para dizer, eu assumo meu compromisso batismal. Vocês hoje recebem os dons do Espírito Santo numa consciência de fé, doação e serviço”, respondeu alegremente Pe. Evandro.

Pe. Evandro Barros (Teresina-PI)

Para a catequista Ana Ailema, apesar do momento vivido atualmente, é uma alegria poder servir e levar a palavra de Deus a quem mais precisa. “Pra todo mundo, foi difícil ficar se adequando as situações. Mas o que nos guiava durante os esse período foi a certeza de que isso os levaria para uma vida cristã mais confiante em Deus. Então, não era apenas um olhar do que nós estávamos fazendo, mais um novo olhar após o sacramento da Crisma. Hoje meu coração se encontra muito alegre, pois é a minha primeira vez como catequista de crismandos, sabendo que Deus ainda tem muito a realizar em nossas vidas”.

Ana Ailema - Catequista da Paróquia São José

Durante as 2 celebrações, todas as medidas de distanciamento social foram colocadas em prática, que em nenhum momento tiraram o brilho deste momento solene. Para o crismando Valdivino, ” Pra mim foi um momento muito especial viver este sacramento porque estou renovando a minha fé e quero permanecer e fazer cada vez mais parte da igreja”.

Valdivino - Crismando
Matéria: Guilherme Gonçalves.
Facebook
WhatsApp