Ator trabalhava a mais de 21 anos com Ana Maria Braga no Programa Mais Você da Rede Globo
Capa: Reprodução/G1.com
O ator Tom Veiga, de 47 anos e intérprete do papagaio Louro José, do programa Mais Você da Rede Globo, foi encontrado morto em sua residência, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As causas da morte não foram divulgada. A informação foi confirmada pelo G1, portal de notícias da Rede Globo, no final da tarde deste domingo (01).
Desde a Rede Record até a Rede Globo, o ator já contava com mais de 21 anos de trajetória com Ana Maria Braga. Em agosto do ano passado, a apresentadora celebrou a parceria com amigo e disse, na ocasião, que os dois nunca brigaram. Em entrevista a Memória Globo, Tom Veiga havia destacado:
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança.”
Segundo o Jornal Extra, a assessoria de Ana Mara afirmou que ela soube da morte enquanto estava no estrada, retornando de sua fazenda no município de Bofete, para a sua casa na capital paulista. A colega de trabalho de Tom ficou em choque com a notícia. Ainda não se sabe se o programa Mais Você vai ao ar nesta segunda-feira (2).
PERSONAGEM LOURO JOSÉ
O papagaio foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, informa o Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa “Note e Anote”, na Record, que entrava no ar após a programação infantil. Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.
“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, lembrou Ana Maria em depoimento ao Memória Globo.