Criado em 22 de fevereiro de 2016, o InhaúmaTV foi uma iniciativa, totalmente voluntária, da juventude inhumense de mostrar tudo aquilo que há de mais interessante no conceito de cultura, eventos, empreendedorismo, pessoas e atrativos da cidade de Inhuma, estado do Piauí, através das principais plataformas de redes sociais do ano em questão, que atraia cada vez mais usuários, facilitando assim a rápida chegada da informação a população da região. A escolha do nome foi uma homenagem ao pássaro que, em 1954, deu nome ao munícipio de Inhuma, chamado de Inhaúma (também conhecido por Anhuma em outras regiões), que existia em grande número no começo da colonização do distrito e que hoje encontra-se totalmente em extinção (uma pena para as gerações futuras!).
Inicialmente a ideia da página, ainda sem definição de eixo administrativo e editorial, ganhou fama por meio da plataforma de vídeos YouTube, foi enraizando-se no Facebook (como página pública) e ao longo do ano no Instagram, Blogger e Google+, com a seguinte assinatura “Cultura e entretenimento ao seu alcance”. A missão era mostrar em vídeo e registros os movimentos populares culturais de maneira amadora e num formato em linguagem simples e rápida. Porém, a consolidação da página só se deu através da criação do Grupo Inhaúma, em 4 de junho de 2016, com suas marcar e diretorias administrativas (5 diretorias e o CEO).
Em 2017, em sua segunda temporada, a página e o grupo sofrem uma reformulação administrativa, logo no início do ano, para dar lugar a um espaço de empreendedorismo e inovação, sem perder suas origens, ficando o grupo agora com 4 diretorias, reduzindo a equipe e permanecendo as mesmas marcas, além elevar o status de InhaúmaTV para Portal InhaúmaTV.
Em 1 de junho, ganha status de portal de notícias Regional, com seu impulsionamento na região do Vale do Sambito, agora com a seguinte assinatura “Conectados no que há de melhor!”, reconhecido pelos principais sistemas de comunicação do estado e avanço no ramo de Empreendedorismo Digital (primeiro genuinamente inhumense). O leque principal em eventos e jornalismo local, agrega o entretenimento e a publicidade de marcas parceiras, afim de divulgar seus trabalhos em comunhão com o que já vinha sendo desenvolvido. O ano foi finalizado com a conquista do Prêmio Marcas Vitoriosas, sendo o melhor no segmento portal de notícias/site, escolhido através de votação pública online no site www.marcasvitoriosas.com, no município de Inhuma.
No ano de 2018, o InhaúmaTV, baseando-se nas principais empresas de comunicação do país, define seus PRINCÍPIOS EDITORIAIS como pilares de sustentação para seu trabalho jornalístico, ao qual dá origem aos demais eixos trabalhados. Com a chegada de uma nova década, em 1 de fevereiro de 2020, o Grupo Inhaúma, adotando o lema “Sempre mais perto de você!”, intensifica o trabalho realizado por suas diretorias, amplia mais ainda sua linha de parcerias e cria seu espaço oficial na rede mundial de computadores. Desse vez, o telespectador ganha mais espaço para vislumbrar nosso trabalho, dando mais opiniões e sugestões, através do site www.inhaumatv.com.br e pelas redes sociais, dentre elas, Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp e Telegram (todas permanecem até hoje, além do Threads, com exceção da última).
Atualmente, o Portal InhaúmaTV está em constante expansão e chegando as principais cidades da região de Picos e Valença do Piauí, com referência em Inhuma. Hoje conta com escritório e estúdio de gravação para programas esporádicos da grade da webtv, como Espaço Você, Minuto Inhaúma, dentre outros, e o grande sucesso do momento, o streaming de todas as quartas, o PodDAQUI, em um formato e dinâmica local de podcast, já com duas temporadas disponíveis no Youtube (InhaúmaTV | PodDaqui) e cortes especiais no TikTok (@poddaqui_inhaumatv).
Administrativamente, o grupo articula-se nas seguintes repartições:
(1) Diretoria Executiva: Responsável pela administração geral, organização e funcionalidade da equipe, para a união e interação dos membros e parceiros.
(2) Diretoria de Marketing e Planejamento: Responsável pela elaboração do planejamento estratégico mercadológico para impulsionamento, dinamização, expansão e lucratividade do grupo, além do planejamento e estruturação de eventos e cerimoniais especiais.
(3) Diretoria de Relações Institucionais e Recursos Humanos: Responsável por inovar e incentivar o desenvolvimento das marcas que compõem o grupo e formalizar, integrar e avaliar os membros da equipe, além de alinhar os objetivos de tal com os colaboradores, promovendo a satisfação profissional e aperfeiçoamento de seus integrantes.
(4) Diretoria de Estrutura e Finanças: Responsável pela organização, produção e logística na cobertura de eventos e pelo desempenho e gestão das finanças gerais do grupo.
Desde de 2016, o Grupo Inhaúma é formado por 5 marcas: Portal InhaúmaTV, Raylan Ferreira Fotografia, Guilherme Produções Audiovisuais, 89 Creative e DoceRimaIza. A primeira é confiada a função de publicidade e jornalismo, com seriedade e transparência. A segunda e a terceira são atribuídas a responsabilidade de roteiragem, produção e edição de imagens e vídeos a serem divulgados na rede de forma comum ou individual, além da busca incessante de novos editoriais a serem trabalhados. Já a quarta e quinta marca são responsáveis pelo design, padrões estéticos, marketing e inovações, além de uma boa leitura em nordestinês.
A junção dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, complementam-se de modo a formar uma agência de publicidade e serviços na região, realizando serviços de assessoria e marketing pessoal e empresarial.
Alguns registros do Grupo Inhaúma: