DEVOÇÃO: Comunidades Católicas Inhumenses celebram festividade de Santa Luzia, co-padroeira da cidade e padroeira dos olhos

GRAND
Neste ano de 2020, a festa religiosa foi realizada em formato de tríduo e exclusiva para as comunidades que celebram a data
Fotos: Rogério Rocha / Guilherme Gonçalves

No dia 13 de dezembro, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a solenidade de Santa Luzia, padroeira dos olhos, porque, segundo a tradição antiga, teriam arrancado seus olhos por proclamar firmemente a fé, mas ela recuperou a visão.

Em Inhuma, a santa é co-padroeira da Paróquia São José e padroeira de três comunidades católicas, Angical, Araxás/BR e Santa Luzia. Esta última comemorou seu jubileu de porcelana (20 anos de criação) e, na última sexta (11), a santa missa foi presidida por Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, com a participação do Pe. Klébert Vianna e de todo o fiéis leigos da comunidade.

O tema vivenciado este ano foi “Com Santa Luzia queremos trilhar um caminho de luz sendo discípulos e missionários de Jesus”. Por conta da pandemia, as comunidades vivenciaram a festividade no formato de tríduo e sem nenhuma atividade social, para evitar aglomerações. Na igreja matriz, onde o momento litúrgico ficou por conta dos leigos do Bairro Araxás/BR, ocorreu a benção dos transportes no sábado (12) e benção das velas no domingo (13), após a missa solene, além da entrega dos dons para 6 casais que ficaram responsáveis para bem preparar a próxima festa do divino.

Facebook
WhatsApp