Grupos culturais e musicais receberam a bolsa-auxílio, neste mês de dezembro, para impulsionar seus trabalhos durante a pandemia
Fotos: Guilherme Gonçalves / Joseleide Soares
Quem passou pela ornamentação da Praça Monsenhor Lopes nos últimos dias, pode apreciar a apresentação de artistas inhumenses que embelezaram ainda mais o ambiente natalino. No início de novembro, os artistas aprovados, após a avaliação da comissão, receberam a Bolsa Auxílio com recurso advindo da Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, que estabelece medidas emergenciais para o setor cultural e criativo, fortemente impactado pela pandemia do novo corona vírus.
Com o recurso de R$ 122.966,75 disponibilizado em Junho e, através de decretos, cadastros e editais, foram contemplados 63 agentes culturais, tais como repentistas, cordelistas, artesãos, artistas plásticos, produtores de eventos, fotógrafos, grupos culturais, dançarinos e músicos.
Cantores como Yara Silva, Neto Lira, Santana de Manaus, Fernando Torres, Xandão e Rosinha e a cordelista Izabel Cristina fizeram bonito e deixaram sua marca registrada no fim de 2020. Para a Chefe de Departamento da Cultura, Joseleide Soares (na foto da capa), foi uma grande alegria poder contemplar nossos conterrâneos.
A mesma ainda aproveitou para fazer um balancete de sua gestão a frente da Cultura no município. “Quando fomos convidados a coordenar o Departamento de Cultura, de princípio tive um susto, fui pega de surpresa. Mas o Secretário de Educação e Cultura da época, Marcos Antônio, conversou comigo disse que dava o apoio necessário para desenvolvermos pelo menos o essencial.
Neste período de aproximadamente dois anos procuramos dar uma olhada especial ao Departamento de Cultura Centro Cultural Francelino de Sousa Araújo, onde está instalado o Museu Histórico e Cultural de Inhuma, a Biblioteca Municipal Fonte de Cultura e uma sala de Exposições de Artes dos artistas inhumenses, procurando desenvolver um trabalho que realmente fosse voltado para a Cultura. No prédio, com apoio da prefeitura, conseguimos a aquisição de um computador, uma porta para a sala da coordenação, acesso à internet, um climatizador e uma tribuna moderna.
Nas atividades desenvolvidas em 2019, contribuímos muito no 66º aniversário de nossa cidade. Em setembro, realizamos a 3º Primavera dos Museus, onde na oportunidade, trouxemos a contadora de histórias – Carlinha Sena, realizando um curso de Contação de Histórias para 30(trinta) professores de Educação Infantil do município. Em novembro tivemos a felicidade de realizar os 20 Anos do Museu Histórico e Cultural de Inhuma, com participação da jornalista Isabel Lima, familiares do Senhor Francelino de Sousa Araújo, apresentações culturais de escolas públicas e privadas e publicação de livros dos escritores inhumenses José Henrique Rodrigues e Izabel Cristina. Em dezembro concluímos o ano acompanhando os nossos artistas na ornamentação e participação de mais uma edição do Sonho de Natal.
Também em 2019, tivemos a aquisição de 135 livros de autores piauenses da Secretaria Estadual de Cultura para o acervo da Biblioteca Municipal Fonte de Cultura, mais de 300 de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta do Governo Federal.
Em 2020, nós do Departamento de Cultura, preparamos o cidade para o período carnavalesco e, logo em março, se iniciou a Pandemia da Covid-19, momentos de sustos, medos e incertezas, onde fechamos o Centro Cultural e só retornamos algumas atividades em 26 de junho. Mesmo trabalhando assustados com o período em que estamos passando, realizamos a 4º Primavera dos Museus, com o tema “Museus em Transformação: Mundo Digital”. Somente cinco cidades piauienses participaram e, dentre elas, em Inhuma realizamos formações e oficinas sobre as atividades desenvolvidas na biblioteca com a equipe do próprio departamento, ministrada por Edna Castro, onde pudemos premiar os leitores mais assíduos de 2019.
Neste período de Pandemia precisamente no mês de julho chega ao município a Lei Aldir Blanc, com o intuito de dar um apoio aos artistas que muito foram prejudicados por conta desta pandemia, principalmente os músicos. E lá fomos nós aos estudos, palestras e reuniões virtuais. Em novembro nos desdobrávamos na Lei Aldir Blanc e no Sonho de Natal rsrs. Passamos dias, noites e madrugadas trabalhando em editais, portarias, cadastros, decretos, atas e análises e mais análises e, assim, conseguimos contemplar 63 (sessenta e três) agentes culturais, dentre eles: repentes, cordel, artesãos, artistas plásticos, produtores de eventos, fotógrafos, grupos culturais, dançarinos e músicos.
Queria poder ter desenvolvido mais atividades junto à cultura de Inhuma, mas finalizamos nosso trabalho com a sensação de dever cumprido. Agradeço ao Marco Antônio e ao Prefeito Silva Júnior pela confiança dada minha pessoa. Também o apoio de Maxshuellma Rufino e a atual Secretária de Educação e Cultura, Solange Arara, minha grande amiga e parceira. Ao pessoal do Departamento de Cultura que me abraçaram e me acolheram com carinho. Aos parceiros do Inhaúma TV, só tenho a dizer a todos MEU MUITO OBRIGADA!”, fechou com alegria.