CORONAVAC: Inhuma, São Pedro e Novo Oriente do Piauí deram pontapé inicial na imunização dos profissionais de saúde

coronavac-1
A meta é vacinar o quanto antes os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da luta contra a pandemia do novo coronavírus
Imagens: Guilherme Gonçalves / Bruna Carvalho / Maria Eduarda

Nesta terça-feira (19), o Ministério da Saúde concluiu a distribuição da vacina contra covid-19 para todo o Brasil e vários estados já iniciaram a vacinação. Segundo a pasta, no total, seis milhões de doses do Instituto Butantan, produzidas pelo laboratório Sinovac, estão disponíveis para a imunização de três milhões de pessoas.

Com os municípios já cadastrados, várias cidades do Piauí já receberam suas doses nos regionais de saúde e já iniciaram a imunização dos profissionais que atuam na linha frente do combate a Covid-19, a exemplo de Inhuma, São Pedro e Novo Oriente do Piauí.

IMUNIZAÇÃO EM INHUMA

Em Inhuma, município a 245 km da capital Teresina, as primeiras doses da Coronavac foram aplicadas em 5 profissionais da saúde do município, na manhã desta quarta (20). 

Prefeito e Secretária de Saúde acompanham a vacinação dos primeiros imunizados

A primeira a receber foi a Enfermeira Ana Maria, Coordenadora da Unidade Básica de Saúde José Lino Leal, pelas mãos do médico e Prefeito Municipal Elbert Holanda, um momento com direito a aplausos e risos, mesmo com o uso de máscara. Receberam também as doses o senhor Bogó, motorista do hospital, e as técnicas em enfermagem, Kallyne, Sandra e Isabel.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico, Andréa Alves, como o município não dispõe de um centro de covid-19, as 74 doses serão reservadas exclusivamente aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, seguindo as regras do ministério e secretaria de estado da saúde. “Foram selecionados os técnicos em enfermagem, enfermeiros, profissionais da limpeza e motoristas do Hospital de Pequeno Porte Inhazinha Nunes, além de Médicos, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros que atuam nas unidades de atenção primária. Nós esperamos receber muito em breve o complemento desta vacina e estender tal a todos”, exclamou alegremente.

As doses que já se encontram no município serão distribuídas a partir de amanhã (21), segundo calendário já estabelecido pela equipe da saúde. Os pontos de vacinação serão dois, o Hospital Inhazinha Nunes e o Posto de Saúde do Bairro Liberdade.

Ana Maria, primeira pessoa a ser vacinada no município, falou da alegria em ter recebido a vacina e quão importante foi viver este momento. “Estamos vivendo um momento ímpar com a chegada da vacina ao nosso município. Ela é uma forma eficaz de salvar muitas vidas. Sou muito feliz por trabalhar a muitos anos na saúde pública e ver chegada desta nos enche de esperança. É muito gratificante! Peço que não tenham medo, tomem a vacina, e não esqueçam de continuar a tomar os cuidados necessários diários”, finalizou esbanjando um sorriso e bastante emocionada!

Enfermeira Ana Maria, primeira profissional Inhumense a receber a Coronavac
IMUNIZAÇÃO EM SÃO PEDRO DO PIAUÍ

Em São Pedro do Piauí, as primeiras doses da Coronavac foram aplicadas em 3 importantes profissionais da saúde do município. 

Gestão acompanhando a vacinação dos profissionais da saúde

As escolhidas foram as técnicas de enfermagem Raimunda Moreira, responsável pela sala de vacinas, e Francisca Pereira da Silva, que atua no Hospital local Marcolino Barbosa Ribeiro. Recebeu também a dose, a Dr.ª Ingrid Barroso, médica plantonista também no hospital local. Para a cidade vieram 71 doses, equivalentes a 34% dos funcionários da saúde e sexta-feira inicia-se a primeira fase de vacinação destes.

A solenidade contou com a presença, respectivamente da imagem acima, do Vereador Isaac; da Primeira Dama Thaysa; do prefeito Junior Bill; D. Francisca Pereira, técnica em enfermagem; Ingrid, médica; Ana Lourdes (Secretaria de Saúde); Bruna Carvalho (diretora do hospital) e D. Raimunda.

Francisca Pereira, primeira profissional a receber a dose
IMUNIZAÇÃO EM NOVO ORIENTE DO PIAUÍ

A prefeitura de Novo Oriente do Piauí iniciou ontem (20), às 12h, na Secretaria de Saúde a imunização dos profissionais da frente de combate da covid-19. Nesse primeiro lote serão vacinadas 34% dos profissionais da saúde do município, devido a pequena quantidade de vacinas disponibilizadas, correspondendo aos profissionais clínicos do hospital, técnicos da sala de vacinação e médicos e enfermeiros do PSF.

As imagens abaixo trazem a realização desde momento ímpar para a população local, contando com a presença do prefeito Afonso Sobreira, da diretora do HPPNOPI Nadja Marques, da enfermeira coordenadora da Atenção Básica / Imunização Ranielle Miranda, do operador de sistema da saúde Marciel dos Santos e da técnica de enfermagem da sala de vacina Regina Andrade e Sônia Veloso.

A primeira pessoa a ser vacinada foi Maria das Graças Soares (enfermeira), e ela foi seguida por Dr. Wallyson Dourado da Silva e o coordenador Covid-19 no município João Filho.

Facebook
WhatsApp