COVID-19: Brasil atinge a 4ª posição entre os países que mais aplicaram vacina e distribui mais de 10,4 milhões de doses no fim de semana

7c7ee8c3-845e-4275-bef5-c057ff781e04

Mais de 157,6 milhões já foram aplicadas e distribui 202,5 milhões de doses da vacinas em todo o País

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Nesta quinta-feira (12), o Brasil chegou à marca de 47,4 milhões de brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19. Com esse número, o Brasil agora é  o quarto colocado entre os países que mais aplicaram a segunda dose ou dose única da vacina Covid-19. Os dados são da plataforma Our World in Data, idealizada e mantida pela Universidade de Oxford.

Com a chegada de novas doses nos meses de agosto e setembro, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil deve crescer ainda mais. Segundo a projeção de entregas, o Ministério da Saúde deve receber dos laboratórios mais 131,4 milhões de vacinas nos próximos dois meses.

“Nós estamos próximos de distribuir mais de 200 milhões de doses de vacina. Isso derruba a narrativa de que o Ministério da Saúde não envia doses à sua população. Os resultados são reflexo desse trabalho”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

PÁTRIA VACINADA

Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde distribui mais 10,4 milhões de vacinas Covid-19 para todo o país neste fim de semana. As entregas serão finalizadas até terça-feira (17). Nesta distribuição, foram enviadas 5,4 milhões de doses da Pfizer/BioNTech, 3 milhões da AstraZeneca/Fiocruz e 2 milhões da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

A imunização traz reflexos positivos no cenário epidemiológico do país. Com o avanço da vacinação, a curva da média móvel de diagnósticos e óbitos por Covid-19 apresenta tendência de queda desde junho. São dez dias com média de mortos abaixo de mil.

O Ministério da Saúde segue o critério, pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos, considerando o percentual de pessoas ainda não vacinadas em cada região. O objetivo é que todos os estados terminem os esquemas de imunização ao mesmo tempo.

BRASIL EM NÚMEROS

O Governo Federal já distribuiu mais de 203,9 milhões de doses até agora. A primeira dose já chegou para mais de 115 milhões de brasileiros, e a segunda, ou dose única, para 49,6 milhões. Ou seja, 30,75% do público-alvo de 160 milhões de pessoas maiores de 18 anos estão completamente protegidos contra a Covid-19.

Facebook
WhatsApp