No mês de dezembro, é bem comum as cidades serem enfeitadas com decorações natalinas. A tradição caiu no gosto de muitas pessoas, que ficam encantadas a cada ano com a criatividade, o capricho e o colorido de cada decoração. Em muitas delas, há um roteiro completo para apreciar luzes, árvores, enfeites, personagens, presépios e tudo mais de incrível que tenha sido produzido para enfeitar casas, ruas e estabelecimentos.
Em Inhuma, há alguns anos, a cidade realiza o “Acender da Luzes” Natalinas. Artesãos e artistas da terra usam e abusam da criatividade para ornamentar praças, avenidas, templos religiosos e repartições públicas que se acendem e encantam os olhares emocionados de crianças, adultos e idosos. Este ano, o evento foi iniciado na Praça São Francisco, com o ato “Luzes da Esperança”, com a participação de crianças e jovens integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Após uma caminhada reflexiva, numa noite especial de domingo (05), o público seguiu até a Praça João de Deus para conferir o ato “Luzes da Fraternidade”, seguido do ato “Luzes da Fé”, na Praça Monsenhor Lopes. Em cada parada, uma reflexão e lição de vida, com momentos de apresentações culturais emocionantes, encerrados por lindas queimas de fogos. O evento foi finalizado com a apresentação do Coral Vozes do Inhaúma, sob a regência do Maestro Seu Silvestre, e de uma linda queima de fogos.
Além das praças e avenidas, a ornamentação também está exposta na Igreja de Santa Paula, Poliesportivo Mussa Demes e Praça do Bairro Sossego. Várias fotos dos inhumenses que apreciam tamanha beleza já viralizaram nas redes sociais e, pra falar a verdade, quem não curti fazer aquele registro natalino naquele local?