INHUMA: Dia solene marca a finalização do ano dedicado ao Patrono da Igreja, São José

photo163914857912

O dia foi recheado de atividades e contou com a participação das diversas comunidades

Com o decreto Quemadmodum Deus, em 08 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX proclamou São José Protetor e Patrono Universal da Igreja Católica. Segundo ele, entre São José e Deus não vemos e não devemos ver senão Maria, por sua divina Maternidade”. “São José, depois de Maria, é o maior de todos os Santos”.

São Mateus afirma em seu Evangelho que São José “era um homem justo” (Mt 1,19). Isso, na linguagem bíblica, significa um homem repleto de todas as virtudes, de santidade completa, perfeito. Jesus quis ter um pai na terra: O anjo do Senhor, aparecendo-lhe em sonho, diz-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20).

Coube a São José a grande honra de dar o nome ao Filho de Deus humanado. O Anjo lhe disse: “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta” (Mt 1, 21-22).

Se São José foi escolhido para Esposo de Maria, a mais santa de todas as mulheres, é porque ele era o mais santo de todos os homens. Se houvesse alguém mais santo que José, certamente seria este escolhido por Jesus para Esposo de Sua Mãe Maria. Nós não pudemos escolher nosso pai e nossa mãe, mas Jesus pôde, então, escolheu os melhores que existiam.

Sendo assim, o Papa Francisco convocou um “ano” especial dedicado ao Pai putativo de Jesus, desde 8 de dezembro de 2021 e, em Inhuma, foi encerrado ontem 9/12. Foi um dia recheado de muitas atividades na paróquia São José. Logo ao amanhecer, os fiéis acordaram com alvorada festiva, seguida de ofício e café partilhado. A tarde foi totalmente dedicada a adoração ao Santíssimo Sacramento, onde pastorais, comunidades, movimentos e serviços participaram de forma ativa.

A noite, foi emocionante. A liturgia fez recordar o dia solene de São José, dia 19 de março. Os cânticos passaram a emoção de poder viver e agradecer as bênçãos de Deus, sob a intercessão do padroeiro de Inhuma. Quantos momentos bons vividos até aqui e, com toda certeza, serão repetidos várias e várias vezes.

FESTA DO PADROEIRO 2022

Durante o Mês de Março, a tradição religiosa invade os corações de todos os católicos apostólico romanos inhumenses, sejam eles praticantes ou não. É uma alegria viver todos os novenários, rever amigos e, sobretudo, receber a renovação da fé por meio da eucaristia. Quem nunca tirou uma foto durante a grandiosa procissão do padroeiro que conta com a participação de diversos fieis, advindos de todas as partes do estado e de conterrâneos que moram em outros estado do país.

Faltando 90 dias, o Padre Daniel Rodrigues entregou as pastas das coordenações neste dia solene de encerramento do ano de São José e destacou que tudo será realizado no que for possível e no que estiver ao alcance do povo de Deus, zelando sempre pela saúde dos fiéis. 

Facebook
WhatsApp