NORDESTE: Derruba de bois e atrações musicais animaram circuito de vaquejada em Inhuma

Captura de tela 2024-04-22 084921

A prática da vaquejada no Brasil é muito difundida na região nordeste do país e que ainda guarda relação com aquele trabalho de tempos atrás de arrebanhar o gado para os currais pelo sistema antigo, ou seja, como nos tempos de apartação nos vastos campos e fazendas.

Trata-se de uma grande festa popular tradicional que se transformou em atividade desportiva e cultural que atualmente é reconhecida em todo o território brasileiro, que consiste na tentativa de dois vaqueiros, em posições próximas e montados, cada um em seu cavalo, derrubarem um boi ou um touro puxando-o pelo rabo em uma área muito bem demarcada.

Nos primórdios as fazendas de gado não possuíam cercas e os bois eram criados em vastos campos. Para juntar o gado que se dispersava surgiu a apartação, ocasião na qual o vaqueiro, na derrubada, demonstrava destreza e domínio sobre o animal ao conduzi-lo ao seu destino primitivo.

O Parque Mãe Dodó, em Inhuma-PI, conserva essa identidade e realizou, neste final de semana, uma grande festa. Foram 3 dias de um grande circuito com participantes (vaqueirama) de várias partes do estado e da região nordeste. Na noite da sexta (19), quem animou as noites foram Gleyse Mendes e Fernando Torres. Já no sábado (20), Toca do Vale e Gleyson Sanfoneiro fizeram a lotação do espaço de festa.

Facebook
WhatsApp