O Justo Acesso são pontos de inclusão digital nos municípios que não são sede de comarca, com o propósito de maximizar o acesso à Justiça e garantir o acesso e a inclusão de todos os cidadãos residentes no Piauí aos serviços do Judiciário e de instituições parceiras, como o Governo do Piauí (Secretaria de Administração) e o INSS, contribuindo para a redução dos excluídos digitais.
Em Ipiranga do Piauí, pertencente a comarca de Inhuma, a inauguração dos serviços aconteceu na tarde desta terça (23), com a presença do Des. Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; do Juiz da Comarca de Inhuma, Dr. Expedito Costa (foto ao meio abaixo); do prefeito municipal, Elvis Ramos (foto à direita abaixo); o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes; o promotor de justiça, Dr. Jessé Mineiro; dos desembargadores Fernando Lopes e Agrimar Rodrigues; presidente da câmara municipal Paulo Cortez; representantes de entidades e poderes municipais, servidores e a população em geral.
Durante as falas das autoridades, ambos destacaram a felicidade de estarem vivenciando um belíssimo momento como este. Afinal, facilitar o acesso da população a justiça é um avanço muito grande e traz grandes benefícios a cidade, além de promover outros serviços administrativos. “Uma palavra que resume tudo isso hoje é gratidão. O Justo Acesso é um programa que está consolidado e nós vamos implementa-lo, em parceria com o governo estadual, em todos os municípios sem comarca do Piauí”, destacou Des. Hilo de Almeida (primeira foto a esquerda).
Ao final das falas das autoridades, foi realizada o descerramento da placa de inauguração, assinatura do termo de parceria e entrega de menções honrosas em agradecimento. No fim do ato solene, as autoridades se dirigiram para o prédio para conhecer todas as repartições e reunião virtual com membros do judiciário estadual.